Plano Bahia Criativa é discutido durante seminário

Seminário reúne agentes culturais da Bahia
Ascom

Com o objetivo de  planejar e promover ações de fomento aos segmentos da Economia Criativa, tido como grande motor do desenvolvimento no século XXI, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Diretoria de Economia da Cultura, ligada a Superintendência de Promoção Cultural (Suprocult), reuniu representantes de órgãos e entidades da administração pública estadual e entidades não governamentais, que formam o Grupo de Trabalho (GT) Bahia Criativa. O GT trabalha desde agosto de 2012 e, na última sexta (01), durante o II Seminário Bahia Criativa, discutiu e validou o quadro de iniciativas já elaboradas para compor o Plano.

O documento aponta diretrizes, metas e fontes de recursos para ações voltadas para linhas de atuação do setor. Como exemplo, foi apontada a necessidade da construção de indicadores para compor um banco de dados sobre o segmento criativo, a fim de sistematizar as informações referentes à dimensão econômica do segmento criativo na Bahia, com base nas estatísticas sobre o número e porte dos estabelecimentos formais, emprego, rendimento do trabalhador e as características da mão-de-obra ocupada.

Desde os anos 2000, a Economia Criativa vem ganhando destaque nas agendas nacional e internacional em decorrência da ideia de que o desenvolvimento econômico pleno perpassa também pela Cultura e por outros setores que vem ganhando  espaço, e cujos valores financeiros são dados pelo que esse bem ou serviço representa. Na Bahia, a Lei Orgânica da Cultura reconhece a dimensão econômica da Cultura, junto das dimensões simbólica e cidadã. Ao abrir o seminário, o superintendente de Promoção da Cultura, Carlos Paiva, explicou: "Não vamos inventar nada de novo aqui. Nosso empenho é para organizar um setor da Economia Criativa que é tido como um dos grandes motores do desenvolvimento no século XXI".

A diretora de Economia Criativa, Carmen Lima, esclareceu, ainda, que "o Plano  é um documento referência no Estado e que está sendo elaborado por cinco comissões temáticas e um comitê técnico. Nele são estabelecidas cinco linhas de atuação:  Territórios Culturais, Promoção, Fomento Especializado, Formação e Qualificação e Informação e Reflexão". O seminário é uma das etapas de elaboração do Plano. Durante o encontro, cada grupo se reuniu para validar o quadro de iniciativas, nos quais puderam complementar ou recomendar retiradas ou ratificações do que já foi elaborado. O lançamento do Plano Bahia Criativa está previsto para dezembro.

GT e linhas de atuação – As cinco comissões temáticas – instâncias colegiadas, formadas pelos membros das entidades que integram o GT, de acordo com sua área de atuação – que foram instituídas tem o objetivo  de debater e formular propostas para cada uma das linhas de atuação do Plano Bahia Criativa. Cada comissão tem um coordenador que articulou os trabalhos e será o responsável por entregar o relatório onde serão descritos as diretrizes estratégicas, os indicadores de efetividade e as iniciativas. As linhas de atuação e suas coordenações escolhidas pelos representantes presentes são: Territórios Culturais, Promoção, Fomento Especializado, Formação e qualificação e Informação e Reflexão.

Entidades envolvidas – O Plano está sendo elaborado com o apoio de representantes de diversas Secretarias e entidades não governamentais, a saber:  Secretaria de Cultura, Secretaria do Planejamento, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, Secretaria da Educação, Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte; Secretaria de Turismo; Agência de Fomento do Estado da Bahia – DESENBAHIA; Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Bahia – FAPESB; Superintendência de Estudos Sociais e Econômicos (SEI); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC); Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI); Banco do Nordeste – BNB; e a Rede Estadual de Formação e Qualificação em Cultura da Bahia.